Tratamentos

Exercícios para a musculatura do assoalho pélvico

Também conhecidos como exercícios de Kegel, são exercícios que promovem o fortalecimento do períneo, auxiliam na coordenação, no suporte dos órgãos internos (bexiga, intestino, útero), na inibição da urgência, na melhora do prazer sexual, além de proporcionar uma maior estabilidade pélvica.

Primeiramente deve ser feita uma avaliação funcional da musculatura do assoalho pélvico para que seja definido o tipo de exercício, a duração e a quantidade de repetições, que irão variar de acordo com a necessidade e com a condição muscular de cada paciente. Os exercícios deverão ser reajustados periodicamente mediante a evolução.

Alguma vez você já tentou identificar e sentir o movimento de contração do períneo? Se tiver dificuldade de identificar e de acionar essa musculatura, faça o teste do “pipi stop” para facilitar essa identificação. Ao tentar interromper o jato urinário e você poderá perceber qual grupo muscular está sendo acionado. Mas, faça somente como teste, NÃO é indicado realizar exercícios de contração do períneo durante a micção pois atrapalha o esvaziamento completo da bexiga, podendo trazer prejuízo à saúde com o passar do tempo.

Não conseguir “parar o pipi”, pode ser um sinal de falta de consciência corporal ou fraqueza da musculatura. Se isso ocorrer, procure um fisioterapeuta especialista para fazer uma avaliação do seu períneo.

A prevenção é o melhor caminho!

Assoalho pélvico feminino e masculino:

Dra Viviane Ferraz Monteiro Fernandes

Especialista em Fisioterapia Pélvica, há mais de 12 anos
Crefito-11/158873-F