Qual é a proposta da fisioterapia?
A fisioterapia pode atuar dando suporte à gestante durante todo período gestacional e também após o parto:
- Auxiliando na redução de edemas
- Amenizando quadros de dor que poderão surgir devido às alterações musculares e posturais que acontecem naturalmente no período da gestação
- Reduzindo o risco de incontinência ou a severidade da mesma, quando já instalada
- Preparando a pelve e o períneo
- Realizando o treino de parto normal
É feita uma avaliação dos músculos do assoalho pélvico para que sejam prescritos exercícios específicos, direcionados para o fortalecimento/alongamento dessa musculatura. Essa preparação deve ser feita independentemente do parto ser normal ou cesárea. Inclusive, ela pode começar a ser feita precocemente, quando a mulher planeja engravidar.
No treino de parto normal, é feito um trabalho de consciência corporal, controle e coordenação para o período expulsivo. São passadas orientações sobre as etapas do trabalho de parto, posturas que podem ser adotadas para abreviar o trabalho de parto, e para alívio de dores e desconfortos.
Após o período do “resguardo”, quando houver a liberação médica, a paciente retorna para uma reavaliação da musculatura do assoalho pélvico, da musculatura abdominal (fraqueza/diástase), e da postura. Nessa reavaliação, serão abordadas também a existência de queixas referentes às funções intestinal, miccional e sexual.