Recebo no consultório pacientes que reclamam sofrer de ansiedade, se deixam levar por pensamentos repetitivos e autodestrutivos que atrapalham todas as esferas de suas vidas, e não seria diferente com a fisioterapia, dificultando assim a evolução. Esses pacientes costumo indicar a leitura e encaminhar para tratamento psicológico.
O Dr. Augusto Cury nos apresenta uma estatística alarmante, relata que a poucos anos achava-se que a depressão era o “mal do século” pois 20% da população mundial sofria com ela, atualmente 80% das pessoas sofrerão de ansiedade em algum nível em decorrência de uma mente agitada. Em seu livro “Ansiedade” Como enfrentar o mal do século, ele diz que pensar excessivamente não é saudável, o excesso de informação satura a mente dificultando a absorção do que realmente é importante. Ele chama essa falta de autocontrole de SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado), que seria a grande causadora da ansiedade e cita alguns sintomas como: sofrer por antecipação, cobrar demais de si e dos outros, necessidade de mudar o outro, frustração por pequenos problemas, dores de cabeça, dores musculares, acordar cansado, etc.
Para controlar a ansiedade o psicólogo orienta desacelerar os pensamentos e gerenciar as emoções:
- Diminua a quantidade de informação – filtre apenas o que é importante para você
- Viva o presente – observe o mundo a sua volta, o ambiente, desligue das redes sociais, evite usar o celular quando estiver fazendo outra atividade
- Foco – Realize 1 tarefa por vez
- Pratique atividade física, ouça música tranqüila, tenha um hobbie para desacelerar a mente e melhorar a concentração
- Utilize a técnica DCD – Toda vez que sua mente for tomada por pensamentos perturbadores que geram emoções angustiantes, pare, respire e DUVIDE que sejam verdadeiros, CRITIQUE-os, e DECIDA onde você deseja chegar, não deixe que esse tipo de pensamento te impeça de seguir em frente. Substitua os seus pensamentos e a ansiedade fará cada vez menos parte da sua vida!
Recomendo a leitura a todos! Mesmo que de forma preventiva.