A Incontinência do Riso pode ser definida pelo esvaziamento involuntário da bexiga durante uma risada intensa, ou uma gargalhada.

Essa situação não acomete somente crianças, adultos também sofrem com esse problema. Pode parecer engraçado para quem “assiste”, mas isso pode causar nesses indivíduos uma fobia social pois muitas vezes essas pessoas passam por situações em que sentem-se bastante constrangidas com a perda de urina.

Mas porque isso acontece??? E o que fazer???

Ainda não há uma causa definida, acredita-se que esse tipo de incontinência esteja relacionada a fatores neurológicos ou psicológicos. Situações que geram emoções fortes podem causar o relaxamento da musculatura do assoalho pélvico ou contrações involuntárias potentes do músculo da bexiga, favorecendo assim a perda urinária. Indivíduos que apresentam quadros de stress, ansiedade, depressão teriam maior probabilidade de desenvolver a incontinência do riso.

A FISIOTERAPIA PÉLVICA pode solucionar esse problema! Estudos feitos com biofeeedback que demonstram 90% de cura nesses casos. Mas o ideal é sempre um tratamento multidisciplinar, por isso a psicoterapia é uma forte aliada, como também a medicação.

Recentemente recebi uma paciente no consultório com essa queixa e por isso resolvi fazer um post sobre o assunto para que mais pessoas saibam que esse tipo de incontinência tem jeito.

Afinal… “RIR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO”

Dra Viviane Ferraz Monteiro Fernandes

Especialista em Fisioterapia Pélvica, há mais de 12 anos
Crefito-11/158873-F