Vaginismo tem cura, mas para isso o paciente deve ser acompanhado pelo fisioterapeuta pélvico e pelo psicólogo, profissionais especializados nessa disfunção.

Se você se identificou com os sintomas de vaginismo e na sua cidade não tem profissionais especialistas para realizar o tratamento, envie uma mensagem por whatsapp para (62)981728722 informando o local onde reside, e eu tentarei localizar um profissional especializado próximo a você.

Antes de iniciar o tratamento o ideal é que o paciente passe por uma avaliação da musculatura do assoalho pélvico para confirmar se tem realmente vaginismo e em que grau ele se apresenta! Somente dessa forma é possível eleger o tipo de dilatador, e as condutas terapêuticas adequadas a cada caso.

As orientações passadas abaixo são de como utilizar os dilatadores, mas a fisioterapia pélvica conta com muitos outros recursos e técnicas que podem ser utilizados para que você possa alcançar o resultado esperado de forma rápida de assertiva!

Caso você não encontre nenhum profissional em sua região, e não possa se deslocar para uma cidade vizinha para realizar o tratamento, NÃO DESISTA! Tente realizar alguns exercícios em casa, é importante que você não fique parada! Os exercícios a seguir irão promover o relaxamento da musculatura do seu assoalho pélvico. Lembrando que se houverem questões psicológicas não resolvidas apenas à normalização da tensão da musculatura pode não ser suficiente, e deverá ser feito acompanhamento com psicólogo também.

Decidida a começar? Então é hora de agir!

Antes, algumas dicas importantes: Mantenha-se confiante, concentre-se em dar apenas um passo por vez, ou seja, defina metas e possíveis de serem alcançadas!

Os exercícios devem ser feitos sem que você sinta dor!

Primeiramente é importante conhecer sua anatomia, conhecer seu corpo, e seu órgão sexual, isso irá ajudar bastante na hora de realizar os exercícios, e na relação sexual para que você tenha mais prazer! Pegue um espelho e tente localizar a estruturas identificadas nas imagem abaixo: Clitóris, Grandes Lábios, Pequenos Lábios, Abertura da uretra, Abertura da Vagina, Ânus.

Material: Kit de dilatadores, lubrificante à base de água (gel) ou óleo de coco.

Siga o passo a passo:

1 – Lave as mãos e o material com sabonete íntimo antes e depois dos exercícios.

2 – Deitada, coloque alguns travesseiros nas costas para que fique mais confortável, dobre o joelhos, afaste as pernas localize a entrada vagina afastando os pequenos lábios. A musculatura que será trabalhada, está localizada em volta da vagina, na parte interna e não pode ser visualizada, para entender melhor observe a figura abaixo.

3 – Inicie com exercícios respiratórios, puxe o ar pelo nariz e solte pela boca, mantenha a respiração lenta e profunda, isso vai lhe acalmar. Tente relaxar, sinta os seus ombros, tronco, abdome, e pelve “se soltando”. Concentre-se na respiração, posicione seu dedo na entrada da vagina e tente introduzi-lo lentamente no canal vaginal. É importante que você tente, mas se não conseguir “se tocar” não se preocupe, não há impedimento para avançar para o passo 2.

2 – Inicie com o dilatador mais fininho ou um bullet (mini vibrador) com aproximadamente 1,5 cm de diâmetro. Coloque bastante lubrificante na entrada da vagina e na pontinha do dilatador. Encoste o dilatador na entrada da vagina, deixe por alguns segundos e depois vá tentando introduzi-lo lentamente. Use a respiração a seu favor, você deve tentar introduzir a ponta do dilatador no momento da expiração (ao soltar o ar), isso irá facilitar a introdução. No início é comum ter “agonia”, “Incômodo” ou sentir “pressão”, não há problema, é só insistir… só não é permitido sentir DOR! Procure ficar atenta, aguce a sua percepção, acalme as emoções, racionalize!!! Para que seja possível identificar exatamente o que está sentindo. Quando conseguir introduzir pelo menos uma parte do dilatador, já pode tentar movimentá-lo, direcionando-o para as laterais da vagina tentando alongar e relaxar a musculatura. Mantenha por alguns minutos em cada lateral. Faça o exercício diariamente, a musculatura irá relaxando gradativamente, aos poucos você conseguirá introduzir cada vez mais o dilatador. Quando o dilatador for introduzido com muita facilidade é hora de aumentar um pouquinho o diâmetro do dilatador.

3 – Antes de tentar introduzir o segundo dilatador faça o exercício com primeiro, e depois repita todo o processo com o segundo. Quando você se sentir mais confiante e os exercícios estiverem fáceis, permita que seu parceiro lhe auxilie, isso irá melhora a interação e confiança do casal.

4 – Repita o processo com todos os dilatadores até chegar no último, ou no dilatador com diâmetro semelhante ao do pênis do seu parceiro. Quando este dilatador estiver sendo introduzido com facilidade, e você for capaz de introduzir e retirá-lo várias vezes seguidas, sem dor ou incômodo, é o momento de simular a introdução em diversas posições diferentes, para que você identifique a posição que você sente-se mais confortável, para depois você poder tentar com seu parceiro. Isso lhe dará mais confiança na relação sexual.

5 – Chegou à hora! Você merece ter uma vida sexual plena! Vá confiante, se você chegou até aqui é porque está preparada!

Orientações: Se possível, realize os exercícios algumas horas antes ou pelo menos no mesmo dia. Utilize bastante lubrificante. Inicie com a posição que é mais confortável para você. E lembre-se: Em nenhum momento dos exercícios ou na tentativa de penetração você deve sentir dor, se isso acontecer não insista, pois corre o risco de retroceder.

Para finalizar…

Comemore sua vitória!! Guarde uma lembrança desse dia… se estiver em um relacionamento sério prepare algo romântico… como um jantar especial…

Compre um presente para você mesma e guarde ele com carinho, você é uma vencedora, merece um troféu!

Dra Viviane Ferraz Monteiro Fernandes

Especialista em Fisioterapia Pélvica, há mais de 12 anos
Crefito-11/158873-F